5 Passos simples e práticos para transformar sua clínica em um sucesso
Para sua clínica ter sucesso muitos pontos são levados em consideração: desde a estrutura física até a formação da equipe. O caminho não é simples e muito menos igual para todos, afinal, cada um vai trabalhar dentro daquilo que acredita ser o seu diferencial.
Apesar de haver diversas variáveis que influenciam o posicionamento de uma clínica no mercado, tem algo que é senso comum: garantir o bem-estar dos clientes e pacientes.
Desse modo é imprescindível que tudo seja muito bem pensado e planejado para transmitir a sensação de bem-estar desde a chegada à clínica, até a realização do atendimento e pós-consulta.
Para nós, sucesso não é apenas rechear a conta bancária. Na nossa visão, ter sucesso é oferecer serviços adequados em um espaço que também seja apropriado. É ter uma equipe multidisciplinar que agregue valor tanto em suas especialidades quanto nas habilidades gerais que possuem. E garantir toda segurança aos pacientes, que eles tenham o melhor tratamento para retornarem a sua clínica.
Vamos conhecer agora 5 passos que farão diferença no caminho de sucesso que sua clínica irá percorrer, e um bônus que você não pode deixar de ler.
- Forme uma equipe multidisciplinar e qualifique-a
Claro que evidenciar a especialidade é algo indispensável, mas não podemos descartar o fato de que habilidades gerais contribuem muito com o desempenho da clínica no mercado e pode ser um diferencial estratégico.
Pensa bem, se todo mundo é especialista, ninguém é especialista de fato. Concorda? Porém, se você une diversos conhecimentos que se somam, terá como resultado soluções criativas na resolução de problemas e também na implementação dos serviços.
Ter uma equipe multidisciplinar no negócio é um diferencial que só tem a fortalecer e incentivar o crescimento da sua clínica. Além disso, realizar cursos e capacitações constantes é essencial.
- Plano de Negócios
Lidar com as pessoas, contas, contrações, analisar e compreender as perspectivas do mercado estão entre as principais habilidades para gerenciar uma clínica e direcioná-la para um futuro próspero.
Por conta disso, é fundamental ter um plano de negócios sólido, com metas e objetivos bem definidos e que sejam possíveis de ser cumpridos. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Saiba onde quer chegar e defina como quer chegar lá.
Esteja presente onde seu público potencial possa estar: nas redes sociais, em sites, nos jornais de bairro. Citamos aqui apenas três tipos de mídia, existem centenas!
É fundamental ter compreensão da dimensão do seu propósito e fazer com que tanto a equipe quanto os potenciais clientes/pacientes também enxerguem da mesma forma, e nada melhor do que ter tudo isso bem definido no seu plano de negócios. Dessa maneira sua clínica irá se posicionar da maneira correta.
- Valorize sua trajetória
História, estudos, influências e formação serão os pilares da clínica. Então explore toda sua capacidade e divida com seu público as inovações, conquistas e desejos.
Apesar de uma clínica ser algo inanimado, criar uma atmosfera de personificação aproxima as pessoas, torna algo real, composto por gente que compartilha dos mesmos propósitos e sentimentos. Afinal de contas, uma clínica faz mais que cuidar das pessoas, ela promove bem-estar, autocuidado, autoestima e muito mais.
- Aprimoramento contínuo
Viva com esse mantra: ACOMODAR-SE JAMAIS! Desse modo, é importante estar atento as inovações e tecnologias que envolvem o setor, as perspectivas, modernidades, além de realizar cursos e participar de eventos e congressos que ampliem o conhecimento.
O setor clínico, tanto na área de estética quanto os consultórios médicos, passam por inúmeras inovações. Sejam nos estudos clínicos, novos tratamentos, fórmulas e equipamentos. Sempre há uma atualização a fazer, acompanhar, e assim ser o mais atual possível tanto nas técnicas quanto nas tecnologias.
- Atenção a sua infraestrutura
Tenha um lugar confortável para trabalhar e atender os clientes. Uma clínica transmite diversos sentimentos desde sua fachada até o banheiro. Por isso é importante investir e ficar atento aos ambientes, garantir que estão limpos, que as poltronas são confortáveis, que os computadores funcionem corretamente, que as macas estejam em bom estado e muito mais.
Isso mostra que houve uma preocupação com o bem-estar do paciente e transmite uma sensação maior de segurança e comprometimento.
- Dica Bônus: Tenha um bom pacote de serviços
Determine serviços que sejam eficazes e motivem tanto os profissionais quanto os clientes a indicarem e mesmo voltarem até sua clínica. Fidelizar um cliente atualmente é algo bem difícil, pois há inúmeros serviços parecidos com valores acessíveis.
Dessa maneira é fundamental que sua clínica tenha uma estratégia comercial bem definida, que abrace seus clientes/pacientes de modo que eles queiram conhecer ainda mais os serviços, pois de fato se sentiram bem.
Há muitos outros passos importantes e necessários para fortalecer e construir seu negócio. Quer conhecer mais sobre como guiar sua clínica para o sucesso? Baixe agora mesmo nosso e-book e entre em contato para saber mais sobre a minha consultoria especializada.
Um futuro de sucesso te aguarda.