fbpx

QUANDO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA MINHA CLÍNICA

QUANDO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA MINHA CLÍNICA

QUANDO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA MINHA CLÍNICA

Plano de negócios é um guia específico desenvolvido para servir de ferramenta para implementação de ações na empresa com a finalidade de eliminar e diminuir riscos e incertezas. Mas quando devo desenvolver um plano de negócios para minha clínica?

 

Se você está pensando em abrir uma clínica, é imprescindível que de defina um planejamento de negócios que irá conter uma estimativa dos custos envolvidos, informações sobre o público-alvo, questões relacionadas a precificação adequada dos serviços entre outros fatores.

 

O sucesso da implementação da sua clínica estará diretamente relacionado com o planejamento e a gestão empresarial estipulada inicialmente no seu plano de negócios que irão oferecer informações importantes para melhorar a visualização do negócio, ter embasamento para realizar previsões e diminuir os riscos nas tomadas de decisões, organizar e criar uma base focada para a implementação da empresa, orientar os principais caminhos.

 

E para quem já tem uma clínica, há necessidade de realizar outro plano de negócios?

A resposta e esse questionamento é sim! Mesmo com sua clínica funcionando a pleno vapor, revisar os itens do plano de negócios é essencial para atualizá-lo na medida que seus objetivos vão sendo alcançados.

 

Além disso, uma empresa (as clínicas no caso) pode estar em diversos momentos de desenvolvimento ou necessidade, assim, com a revisão do plano de negócios é feita uma análise das conquistas já realizadas e das novas metas que podem ser perseguidas. A evolução para qualquer negócio deve ser contínua.

 

A seguir vamos levantar alguns passos para desenvolver um plano de negócios e assim ter uma visão mais ampla da sua empresa e tudo que pode ser implementado nela:

 

  • Sumário Executivo: Nessa seção é importante destacar todas as informações da clínica como razão social, nome fantasia, dados dos sócios, CPFs ou CNPJ, capital social entre outras.

 

  • Planejamento Estratégico: Aqui serão definidos ou aprimorados (no caso da sua clínica já estar consolidada) os objetivos e metas bem como seus os prazos. Elas darão o caminho a ser percorrido pela sua empresa. Lembrando que devem ser reais e possíveis de serem alçadas. Além disso, a análise estratégica empregada nessa fase por meio de ferramentas como a análise SWOT, ou outras metodologias, darão um panorama das oportunidades, ameaças, fraquezas e forças do seu negócio e do setor como um todo.

 

  • Análise de mercado: Nesse item será definido o público-alvo, o tamanho do mercado consumidor, quais serviços e/ou produtos serão adequados para os potenciais clientes, qual a demanda deste nicho, inovações e otimizações. A partir dos dados e análise de mercado, é possível seguir com as ações de marketing, que iremos ver no item a seguir.

 

  • Plano de Marketing: O marketing está relacionado diretamente com vendas, resultados e imagem. Nesse plano serão determinadas estratégias visuais como o desenvolvimento da marca e tudo o que envolve esse universo, divulgação dos serviços, divulgação da identidade e visão da marca com a finalidade de atrair os clientes potenciais e converter em venda. No plano de marketing pode ser usado a ferramenta dos 4Ps, muito difundida por Philip Kotler, e envolve estar atento ao:

 

  • Produto: O que você está vendendo, divulgando?
  • Preço: O valor do seu produto e/ou serviço deve ser adequado, pois ele traduz e pode ser um signo de qualidade e excelência.
  • Praça: Onde você irá atuar, local, qual é o seu mercado?
  • Promoção: Quais ações irá realizar para chegar aos objetivos de venda?

 

  • Plano Operacional: É a forma como as atividades devem ser prestadas na clínica. Basicamente descreve o modo como as tarefas devem ser desempenhadas pelos colaboradores, assim como o tempo para realizá-las da melhor maneira.

 

  • Plano Financeiro: Essa etapa do plano de negócios é quando é definido os recursos a serem investidos para que sua clínica comece a funcionar. Investimentos fixos, capital de giro, depreciação, precificação, rentabilidade, estimar valores e expectativas futuras são todas informações relevantes que devem estar descritas nesse item.

 

  • Análise dos cenários: Aqui o gestor deve considerar as variáveis que podem influir no andamento e resultados da clínica, prevendo situações, adotando alternativas e definindo algumas estratégias que devem ser implementadas com base nos cenários levantados.

 

Assim como o próprio nome diz, o plano de negócios é um plano, algo para ser seguido e de preferência da maneira como foi pensando, pois houve muito estudo no levantamento e estruturação dos passos. Porém, como os cenários são mutáveis, tem que se levar em conta que adaptações e atualizações serão necessárias ao longo do caminho. Dessa maneira, sente, avalie e analise o momento em que sua clínica se encontra e adeque o que for preciso para que ela continue crescendo e se desenvolvendo.

 

Quer saber mais como um bom plano de negócios pode ajudar no crescimento da sua clínica. Entre em contato e conte com nossa consultoria especializada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *