QUANDO DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA MINHA CLÍNICA
Plano de negócios é um guia específico desenvolvido para servir de ferramenta para implementação de ações na empresa com a finalidade de eliminar e diminuir riscos e incertezas. Mas quando devo desenvolver um plano de negócios para minha clínica?
Se você está pensando em abrir uma clínica, é imprescindível que de defina um planejamento de negócios que irá conter uma estimativa dos custos envolvidos, informações sobre o público-alvo, questões relacionadas a precificação adequada dos serviços entre outros fatores.
O sucesso da implementação da sua clínica estará diretamente relacionado com o planejamento e a gestão empresarial estipulada inicialmente no seu plano de negócios que irão oferecer informações importantes para melhorar a visualização do negócio, ter embasamento para realizar previsões e diminuir os riscos nas tomadas de decisões, organizar e criar uma base focada para a implementação da empresa, orientar os principais caminhos.
E para quem já tem uma clínica, há necessidade de realizar outro plano de negócios?
A resposta e esse questionamento é sim! Mesmo com sua clínica funcionando a pleno vapor, revisar os itens do plano de negócios é essencial para atualizá-lo na medida que seus objetivos vão sendo alcançados.
Além disso, uma empresa (as clínicas no caso) pode estar em diversos momentos de desenvolvimento ou necessidade, assim, com a revisão do plano de negócios é feita uma análise das conquistas já realizadas e das novas metas que podem ser perseguidas. A evolução para qualquer negócio deve ser contínua.
A seguir vamos levantar alguns passos para desenvolver um plano de negócios e assim ter uma visão mais ampla da sua empresa e tudo que pode ser implementado nela:
- Sumário Executivo: Nessa seção é importante destacar todas as informações da clínica como razão social, nome fantasia, dados dos sócios, CPFs ou CNPJ, capital social entre outras.
- Planejamento Estratégico: Aqui serão definidos ou aprimorados (no caso da sua clínica já estar consolidada) os objetivos e metas bem como seus os prazos. Elas darão o caminho a ser percorrido pela sua empresa. Lembrando que devem ser reais e possíveis de serem alçadas. Além disso, a análise estratégica empregada nessa fase por meio de ferramentas como a análise SWOT, ou outras metodologias, darão um panorama das oportunidades, ameaças, fraquezas e forças do seu negócio e do setor como um todo.
- Análise de mercado: Nesse item será definido o público-alvo, o tamanho do mercado consumidor, quais serviços e/ou produtos serão adequados para os potenciais clientes, qual a demanda deste nicho, inovações e otimizações. A partir dos dados e análise de mercado, é possível seguir com as ações de marketing, que iremos ver no item a seguir.
- Plano de Marketing: O marketing está relacionado diretamente com vendas, resultados e imagem. Nesse plano serão determinadas estratégias visuais como o desenvolvimento da marca e tudo o que envolve esse universo, divulgação dos serviços, divulgação da identidade e visão da marca com a finalidade de atrair os clientes potenciais e converter em venda. No plano de marketing pode ser usado a ferramenta dos 4Ps, muito difundida por Philip Kotler, e envolve estar atento ao:
- Produto: O que você está vendendo, divulgando?
- Preço: O valor do seu produto e/ou serviço deve ser adequado, pois ele traduz e pode ser um signo de qualidade e excelência.
- Praça: Onde você irá atuar, local, qual é o seu mercado?
- Promoção: Quais ações irá realizar para chegar aos objetivos de venda?
- Plano Operacional: É a forma como as atividades devem ser prestadas na clínica. Basicamente descreve o modo como as tarefas devem ser desempenhadas pelos colaboradores, assim como o tempo para realizá-las da melhor maneira.
- Plano Financeiro: Essa etapa do plano de negócios é quando é definido os recursos a serem investidos para que sua clínica comece a funcionar. Investimentos fixos, capital de giro, depreciação, precificação, rentabilidade, estimar valores e expectativas futuras são todas informações relevantes que devem estar descritas nesse item.
- Análise dos cenários: Aqui o gestor deve considerar as variáveis que podem influir no andamento e resultados da clínica, prevendo situações, adotando alternativas e definindo algumas estratégias que devem ser implementadas com base nos cenários levantados.
Assim como o próprio nome diz, o plano de negócios é um plano, algo para ser seguido e de preferência da maneira como foi pensando, pois houve muito estudo no levantamento e estruturação dos passos. Porém, como os cenários são mutáveis, tem que se levar em conta que adaptações e atualizações serão necessárias ao longo do caminho. Dessa maneira, sente, avalie e analise o momento em que sua clínica se encontra e adeque o que for preciso para que ela continue crescendo e se desenvolvendo.
Quer saber mais como um bom plano de negócios pode ajudar no crescimento da sua clínica. Entre em contato e conte com nossa consultoria especializada.