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Habilidades do Futuro: Saiba quais são e como desenvolvê-las

Habilidades do Futuro: Saiba quais são e como desenvolvê-las

Habilidades do Futuro: Saiba quais são e como desenvolvê-las

Há alguns anos o Fórum Econômico Mundial avalia as peculiaridades e o desenvolvimento do mercado no mundo e, as análises e informações obtidas, geram relatórios valiosos que podem orientar diversas atividades econômicas além de indicar tendências relacionadas ao trabalho, como as chamadas Habilidades do Futuro.

 

Podemos considerar como habilidades do futuro as capacidades pessoais e técnicas que são exigidas, mas que também podem ser desenvolvidas, nas rotinas do trabalho. Mais do que uma tendência, o cenário de maior automação e evolução tecnológica no mercado de trabalho, está alterando algumas funções e gerando novas demandas de profissionais.

 

Quais são as habilidades do futuro?

Como já comentamos anteriormente, as habilidades estão relacionadas com o conhecimento técnico, ou seja, com o conhecimento que obteve em sua formação profissional, e também com as nossas habilidades comportamentais.

 

O avanço tecnológico está alterando muitas funções no mercado de trabalho, e muitas atividades estão sendo modificadas ou substituídas. Um exemplo é a comunicação, que com a internet e os diversos aplicativos de mensagem, está se tornando cada vez mais rápidas. Vendo este gap, muitas empresas de tecnologia desenvolveram aplicativos e aplicações que automatizam o recebimento destas mensagens. São os tais “robozinhos” que tanto ouvimos falar.

 

A evolução tecnológica está em praticamente tudo hoje em dia: biotecnologia, nanotecnologia, ultravelocidade entre tantas outras que facilitam nossa vida e ao mesmo tempo nos fazem ampliar nosso conhecimento.

 

É nesse cenário que as soft skills ganham cada vez mais importância. [Mais um termo em inglês para você anotar e não esquecer!]. As soft skills são as habilidades comportamentais e que têm ganhado cada vez mais destaque. Não que as habilidades técnicas e de formação, ou para continuarmos no inglês – hard skills – não sejam importantes, mas devem ser trabalhadas em conjunto.

 

Abaixo destacamos algumas das habilidades do futuro descritas no Fórum Econômico Mundial em 2020:

 

  1. PENSAMENTO ANALÍTICO E INOVAÇÃO:

Ter poder de análise e resolução de problemas complexos e se adaptar a novas demandas. Ser capaz de analisar as diversas e constantes informações que chegam, separar e interpretar, seguindo sempre uma lógica nesse processo. Com dados cada vez mais complexos e chegando aos montes, é importante agir de modo inovador, buscando soluções que sejam criativas e ao mesmo tempo eficientes.

 

  1. APRENDIZAGEM ATIVA E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO:

Se manter em constante aprendizado é uma habilidade do futuro que você pode – E DEVE! – aplicar no presente. Não se preda a sua zona de conforto: faça cursos, se especialize, se desenvolva profissionalmente. Amplie a maneira de pensar para enxergar novas possibilidades e levar seu negócio para um caminho de prosperidade e desenvolvimento.

 

  1. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

Também uma habilidade muito importante atualmente. Tenha em mente que todo problema tem solução, mesmo aqueles mais complexos. E cada vez mais a empresas precisam de profissionais que estejam prontos para resolver problemas de diferentes níveis de complexidade no ambiente de trabalho. Esta é uma habilidade que muitas vezes é desenvolvida com o tempo, autonomia e conhecimento de todos os fatos. Desse modo, o pensamento analítico pode ser um grande aliado.

 

  1. PENSAMENTO CRÍTICO:

O pensamento crítico é a forma como você irá absorver as informações ao seu redor e interpretá-las. Ser questionador e não aceitar tudo como verdade absoluta, mas também entender qual é a sua posição dentro dessa dinâmica e levantar argumentos para defender uma posição, ideia, atividade entre outros.

 

  1. CRIATIVIDADE:

Um profissional criativo é aquele que busca novas soluções para realizar o mesmo trabalho e estar em constante movimento de aprendizado ajuda na criatividade. É ter a capacidade de conectar informações e a partir disso desenvolver ideias novas seja na resolução de problemas ou na adequação de algo.

 

  1. LIDERANÇA:

Nem todo mundo sabe liderar, isso é fato. Há perfis de profissionais que conseguem desenvolver bem essa habilidade, mas ela pode ser apreendida por qualquer um e em qualquer função que desempenhar. Ser líder não é apenas motivar e inspirar pessoas. É também ser um exemplo de empenho e dedicação, de comprometimento e paixão pelo negócio.

 

  1. USO, MONITORAMENTO E CONTROLE DE TECNOLOGIAS:

Dados, dados e mais dados. Hoje em dia, um dos maiores ativos de qualquer empresa são as informações que consegue obter, ler e interpretar. Os dados podem indicar tendências, problemas, ameaças e fraquezas que devem ser consideradas para o melhor posicionamento do seu negócio. Por conta disso,  é cada vez mais importante contar com profissionais que sejam capazes de enxergar nesse mundo de informações, números e dados, aquilo que sua empresa tanto precisa.

 

  1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:

A inteligência emocional é a capacidade de lidarmos com as emoções e sentimentos tanto pessoais, quanto de outras pessoas. Ter empatia, compreender as situações e buscar equilibrá-las com finalidade de se fortalecer e desempenhar suas funções no dia a dia com produtividade e alcançar os propósitos estabelecidos.

 

  1. FOCO NO CLIENTE:

Se você está oferecendo um serviço, é porque existe uma demanda. Você está solucionando um problema, certo? Por isso, nada mais justo que focar no cliente e propor a ele a melhor experiência possível quando estiver consumindo o seu serviço ou produto. A experiência do cliente é valiosa e o melhor termômetro para saber se as soluções que você está oferecendo, realmente são capazes de fazer com que ele volte.

 

  1. PERSUASÃO E NEGOCIAÇÃO:

Uma habilidade interpessoal que mesmo os profissionais com cargos mais técnicos devem desenvolver. É o modo nos relacionamos com clientes, colegas de trabalho, gestores e toda a equipe. Como posicionamos e cativamos o público ao nosso redor.

 

 

Podemos observar que muitas das habilidades do futuro estão centradas no ser humano. Mesmo com tantas máquinas e tecnologias sendo implementadas em qualquer área do conhecimento, ainda assim, tem coisas que apenas nós, seres humanos, somos capazes de fazer.

 

Por conta disso, muitas das habilidades destacadas focam no comportamento das pessoas diante de situações que podem acontecer no dia a dia, a forma de solucionar problemas, de se colocar diante de situações conflituosas e incômodas.

 

As habilidades do futuro, nada mais são do que a capacidade de adaptação e convivência que temos, de nos reinventarmos para alcançar nossos objetivos.

 

E então, faz sentido para você? Qual das habilidades do futuro você gostou mais e qual delas você precisa desenvolver? Conte para a gente.

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