fbpx

HÁBITOS QUE PODEM LIMITAR O SEU CRESCIMENTO

HÁBITOS QUE PODEM LIMITAR O SEU CRESCIMENTO

HÁBITOS QUE PODEM LIMITAR O SEU CRESCIMENTO

Se qualquer caminho serve, pode ser que você não saiba muito bem aonde quer chegar! Essa afirmação nos fala sobre atitude. Se você não se responsabilizar pelas suas escolhas e não se posicionar, muitas vezes irá pelo caminho que os outros empurram você.

 

Para estar à frente de qualquer negócio é importante definir planos e metas de crescimento. E aqui, o crescimento não envolve apenas o aumento do faturamento, por exemplo. Essa é apenas uma consequência do bom serviço que se realiza.

 

O crescimento é algo muito mais profundo e está relacionado com a qualificação da equipe, investimentos constantes em conhecimento e em infraestrutura, plano de marketing consistente entre outros elementos que configuram que o seu negócio segue uma tendência de prosperidade.

 

São muitos pontos para prestar atenção e às vezes pela dificuldade do caminho, podem ser adquiridos certos hábitos que limitam o crescimento.

 

Esse texto tem por finalidade trazer aqui alguns dos principais hábitos percebidos e dicas para evita-los e contribuir de modo eficiente para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

  1. Mentalidade de Crescimento x Mentalidade Fixa

Você já ouviu dizer que as palavras têm poder? Pois então, o pensamento segue essa mesma lógica. A mentalidade, ou mindset, podemos caracterizar como a maneira como nós pensamos. Seria o equivalente a dizer que seguimos um certo modelo mental pré-determinado por tudo o que apreendemos ao longo da nossa existência.

 

Assim, as pessoas que se enquadram dentro da mentalidade fixa seriam àquelas que acreditam que possuem uma cota de inteligência que não irá mudar ou evoluir com o tempo e com as vivências. Para elas o erro é algo inconcebível e frustrante, o que acaba sendo um fator limitante, pois dificilmente se desafiarão devido ao medo de serem consideradas sem inteligência.

 

Esses indivíduos costumam responsabilizar terceiros pelas falhas cometidas, em geral tem resistência a mudar determinados processos e podem gerar sensação de estagnação na evolução do negócio.

 

Já pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que a inteligência é construída com o tempo e evolui à medida que se aprende coisas novas. Para elas, ampliar as habilidades e acreditar que as coisas podem mudar independente da dificuldade as tira de uma zona de conforto, contribuindo com sua capacidade de superação.

 

Trabalho duro e dedicação são qualidades fundamentais para pessoas com mentalidade de crescimento, pois para elas a aprendizagem é contínua.

 

A grande sacada aqui é que por mais que essas mentalidades levem em conta a personalidade de cada um, além do seu desenvolvimento pessoal ao longo da vida, há maneiras de transformar uma mentalidade fixa em uma mentalidade de crescimento e dessa maneira melhorar seu desenvolvimento profissional e de sua equipe.

 

  1. Transformar falhas em oportunidades

 

Para transformar falhas em oportunidade é importante compreender que não há nada de vergonhoso em errar. Lembre do ditado: “Errar é humano.” Pois então, errar faz parte da vida, o importante nesse caso é não se deixar abater pelo erro, levantar e seguir em frente aprendendo com essa situação.

 

Desse modo, vamos listar as principais atitudes que devemos ter diante de alguma falha para assim transformá-la em aprendizado:

 

  1. Aprenda com os erros cometidos. Eles são uma excelente oportunidade de crescimento.
  2. Cuido com autocríticas: não seja tão severo consigo mesmo e se motive a melhorar em cada oportunidade.
  3. Tenha atitude: não fique prostrado diante de um erro ou alguma dificuldade. Tome atitudes, arrisque e siga em frente.
  4. Somos reflexo de nossas experiências, mas não podemos ficar presos a ideias ultrapassadas e na definição que temos de nós mesmos. Aqui o importante é focar no futuro, naquilo que está por vir e mudar se for necessário.
  5. Para ter resultados concretos é importante agir com ações concretas.
  6. Você não precisa fazer nada sozinho. Saiba delegar e conte com uma equipe comprometida.

 

  1. Cuidado com a estagnação

 

Estagnar é ter a sensação de estar parado no tempo, incapaz de evoluir, de crescer, sem confiança para inovar e buscar por mudanças. Pode acontecer por inúmeros motivos e afastam cada vez mais os objetivos e os planos futuros.

 

A estagnação pode ser vista de duas maneiras: como uma trave, que te impede de conquistar e realizar seus planos. Deve-se ter muita atenção, pois em muitos casos, os pensamentos negativos, o medo das falhas e da interpretação das pessoas podem aumentar esse desânimo, podendo levar a uma depressão.

 

Já a outra maneira de enxergar a estagnação é pelo lado do despertar. Parece algo até poético! Mas muito verdadeiro. Mesmo tendo ali na sua frente diversas dificuldades, o importante é buscar nelas a oportunidade de inovar. Usar o seu potencial criativo e toda sua experiência para encontrar a inspiração que precisa para voltar a caminhar com seus projetos, fazer novos planos e não se distanciar dos objetivos.

 

É normal ter momentos mais estressantes, onde essa sensação de correr sem sair do lugar apareça. A dica aqui é descansar, se distanciar um pouco, modificar a rotina e repensar os objetivos. Isso já pode ajudar muito a estagnação não acontecer ou durar muito menos tempo.

 

A forma como você se vê e se posiciona afeta seus negócios. Claro, que temos que levar em conta que cada indivíduo tem uma personalidade, uma vivência e um modo de encarar a vida. Mas é inegável que gestores de sucesso tem em comum o fato de não se conformarem, de serem curiosos, de buscarem aprender cada vez mais sem se importarem o que estão pensando deles.

 

Ter um mindset de crescimento vai fazer você evoluir profissionalmente, contribuir com a qualidade dos serviços de sua clínica e motivar ainda mais pessoas.

Então, vamos juntos buscar ter uma mentalidade de crescimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *